30 de abril de 2012

Verniz de Unha (o tão usado esmalte) !

Bom, hoje eu convido vocês a fazerem comigo uma viagem até o passado... 

Mais exatamente no ano de 3.500 a.c; Sim, as egípcias já tinham o costume de tingir a unha, inicialmente de preto. Era uma mistura de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha, essa mistura era aplicada nas unhas com um pincel confeccionado com pelo de camelo, tinha uma secagem muiiiito lenta e absorvia poeira, que fazia com que não durasse tanto nas unhas.
A hena também era muito utilizada.

Já no império romano, valorizavam-se muito as unhas bem polidas. No geral, isso era feito com materiais abrasivos.  

Na China, unhas compridas eram sinônimo de nobreza, e, os guerreiros, antes de partirem para a guerra, tingiam as unhas de preto para demonstrar poder e coragem. 




Com o passar do tempo as cores passaram a indicar a classe social de quem as utilizava. Por exemplo: mulheres com a classe mais baixa só eram autorizadas a pintar a unha de cores claras, tons intensos só poderiam ser usados por  aquelas que eram da nobreza.  
Um grande exemplo disso aconteceu no reinado de Cleópatra. A rainha, criou uma lei, onde só ela poderia tingir as unhas de vermelho, e a punição para isso era severa, em alguns casos, causava até a morte. 


Outra rainha egípcia Nefertiti, poderosa e extremamente conhecida por sua beleza, era fã de vermelho e tingia suas unhas com a cor da pedra mais desejada: O Rubi.. 













Em 1.800 d.c  as unhas eram curtas, levemente arredondadas e levemente perfumadas com óleo vermelho. 

Já em 1925, foi lançado o primeiro esmalte de unha, ele era transparente, tinha um tom levemente rosado e era aplicado apenas no meio das unhas, deixando assim a meia lua e a ponta das unhas nuas. Mais tarde então o esmalte seria aplicado na unha. Nessa época, mulheres de reputação eram proibidas de pintarem suas unhas de cores muito fortes ou  muito chamativos. 

1932 os irmãos Charles e Joseph Revlon, dois irmãos americanos, se uniram a um químico e criaram o esmalte brilhante e colorido com pigmentos (revlon se tornou também uma das maiores marcas de cosméticos nos dias atuais). Promoveram também a tendência de tingir lábios e unhas da mesma cor :)


Bom, de 1980, até os dias atuais, a decoração de unhas não se limita só aos esmaltes, pedras preciosas, glitter e muitas outras coisas são utilizadas para dar charme e compor o visual das unhas.








3 comentários:

  1. Adorei, que incrível né, quando vi a foto das unhas de hena achei q era sangue e me assustei kkk
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ashuhsassshuh :a

    melhor que usar algo é saber sobre ele

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei saber sobre a história dos esmaltes! Obrigada por compartilhar com a gente :)
    Adorei o seu cantinho!!

    Beijinhuus


    Mágica nas Unhas

    ResponderExcluir

Obrigada a todos vocês que comentam e aos que não comentam tbm :*

Obs: pode demorar mais eu sempre respondo os comentário e se você comentou volte pra ver a resposta :*

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo