Capitães da areia, Jorge Amado.


Bom, antes de ir direto ao ponto vou contar pra vocês como surgiu minha admiração por essa obra de Jorge Amado.

Tudo começou com um trabalho da escola, a professora (que por sinal é a melhor professora de português que já tive) pediu que lêssemos um livro e apresentássemos a análise da obra e contássemos um pouco da história, em seguida a professora fez um sorteio e o meu grupo ficou com a obra Capitães da areia do ilustre Jorge Amado. 
No começo da semana não me interessei, deixei pra próxima. Na próxima semana também não quis ler o livro, eu disse pra mim e para meu grupo que leria um resumo da internet.
Não sei como e nem porque, resolvi pegar o livro e dar aquela “lidinha” básica, dois dias após essa ”lidinha” eu já havia terminado o livro e começado a ler novamente.  Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, e a cada página meu interesse e curiosidade pra saber o que ia acontecer depois só cresciam.



O livro fala sobre um grupo de menores abandonados que são conhecidos pelo nome de “Capitães da areia” e moram em um trapiche no litoral de Salvador.  Os meninos são atrevidos, malandros e raramente lembram crianças. O livro é dividido em dez capítulos e em três partes porem, antes delas existem uma série de pseudo-reportagens, que nada mais são do que diversas visões sobre o caso dos “Capitães da areia”.

O primeiro capítulo do livro faz uma descrição de onde se passará a história, num trapiche velho, abandonado e infestado por ratos e nas ruas da cidade de Salvador.
Um pouco depois são apresentados os personagens do bando, os que mais se falam ao longo do livro são: Pedro Bala, Sem-Pernas, Pirulito, Professor, Gato, Volta-Seca, etc. No decorrer do livro eles admitem depois de muuuuita resistência uma garota no grupo.
Pronto é isso, li o livro duas vezes, pretendo ler de novo. Apresentei o trabalho e em minha opinião foi ótimo, tudo bem que não deu tempo de contar tuuudo que tinha de interessante, vale salientar que o livro tem algumas partes picantes até porque essa é uma das características de Jorge Amado .  Espero que leiam o livro e quem já leu comenta ai.

Beijos.

2 comentários:

  1. AMEI tua resenha. *-*
    Fiquei apaixonada por a história e pretendo fazer no blog a resenha do filme. uahsuahs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. *----* ouunt. obg, qnd fizer me mostra q qro ver ^^
    e a história é ótima mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigada a todos vocês que comentam e aos que não comentam tbm :*

Obs: pode demorar mais eu sempre respondo os comentário e se você comentou volte pra ver a resposta :*

 
Por Toda Parte. Blog Design by Ipietoon