15 de março de 2013

História do pó compacto.

Oi.
Você já se perguntou como e porque surgiu o pó compacto? é esse mesmo que você usa pra dar acabamento na maquiagem. Não ? então vem que eu te conto ...

Tudo começou com a obsessão das mulheres europeias em querer ficar com a pele o mais alva possível, porque naquela época pele de porcelana era sinônimo de nobreza.  No começo de tudo o nome real era pó-de-arroz .
Antes, diferentemente do que é hoje a intenção era carregar nas camadas de pó pra esconder o tom natural da pele, pele de porcelana era sinal de status e as mulheres se emprenhavam muito em aplicar generosas camadas de pó, com a intenção de ficar com a pele tão branca quanto a neve.
Algumas pesquisas históricas mostram que no período de
Heian no Japão, o padrão de beleza tinha como modelo ideal a pele clara que era exibida pela elite imperial.
As mulheres da época para conseguir esse efeito, utilizavam de um pó bastante encorpado que era uma mistura de pasta de argila e farinha de arroz, provavelmente é dai que se vem o nome pó-de-arroz.
Também existem indícios que esse pó encorpado poderia ser obtido de à base de leite de animais e pó de chumbo (entre Gregos, Egípcios e Romanos) com a intenção de deixar a pele com um tom mais claro que o natural.
Na Europa essa "obsessão" durou até os anos 20.
Daí em diante a coisa mudou de figura e o pó deixou de empalidecer a pele, porém ainda era aplicado com exagero entre as mulheres até os anos de 1980.
Um pouco mais tarde o pó começou a ser usado para dar um acabamento natural a pele, ganhou uma textura leve e uma paleta de cores que vai do marrom ao bege claro como nós vemos hoje.



Pó Facial (solto)
Pó compacto



Então é isso espero que vocês tenham curtido a história do pó compacto e do pó facial. 
Beijos e até a próxima. :*

3 comentários:

Obrigada a todos vocês que comentam e aos que não comentam tbm :*

Obs: pode demorar mais eu sempre respondo os comentário e se você comentou volte pra ver a resposta :*

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo